A Nespresso é um dos casos que mais adoramos na Luzio. Temos acompanhado de perto a evolução da empresa nos últimos 10 anos, um belo exemplo de Inovação Estratégica. A Nespresso reinventou o negócio do café gourmet em casa e criou uma Proposta de Valor singular: um sistema que produz um espresso italiano perfeito, com um crema (colarinho) pronunciado, no simples toque de 1 botão. Uma máquina com design atraente para ninguém ter receio de expor na sala de jantar, equipada com uma série fixa de blends maravilhosos e um novo lançamento temporário a cada 6 meses.
Neste Modelo de Negócio a máquina é simplesmente irrelevante, porque o centro de gravidade da Estratégia é a cápsula, de alta margem (cerca de 3g de café selado a vácuo em alumínio reciclável) e com tantas variações que proporciona um novo estilo de vida para quem não é sensível a preço. Por isso também oferece uma máquina para novos consumidores a um preço bastante acessível.
No entanto, há cerca de 2 anos a patente da cápsula venceu... E inúmeros "me toos" saíram produzindo cápsulas genéricas para as máquinas Nespresso, ameaçando o core (coração) do negócio. Mas a Nespresso novamente reagiu muito bem! Bem antes da queda da patente acontecer, a Nespresso intensificou o processo de P&D para fortalecer sua Estratégia de Lock-in do cliente: retenção do consumidor por meio de um ritmo intensificado de lançamento de novos blends quase impossível de imitar e alcançar. Assim fica difícil olhar para a grama do vizinho, que dirá tornar-se suscetível à sua corte... Reforçaram a Estratégia de Multicanais, otimizando as opções de compra virtual e criando novos formatos de loja para facilitar o delivery.
E, para completar, no final do ano passado a Nespresso lançou uma nova máquina (a Vertuoline que você vê na foto), um novo sistema, com uma nova cápsula. O crema é mais espesso, o café mais saboroso. Muito provavelmente, em breve, vão aceitar a velha como parte do pagamento de uma nova, em mercados emergentes como o Brasil. Seja lá como vier para cá (por enquanto à venda somente nos EUA e na Europa), vamos combinar... Uma jogada de mestre!
Comments